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Sunday, December 10, 2006

dissecando seriados de Tv...

Warning. Esse post não tem nada a ver com os anteriores. é só uma reflexão sobre seriados de tv. muito boring, por assim dizer.

ontem eu assisti trainspotting pela primeira vez... tava devendo isso pra mim, precisava assistir e tal. e criei uma puta expectativa. Nem é tão foda assim. quando você ouve o discurso choose a life você nem liga mais. está em todos os perfis dos cults do orkut, está em todas as linhas do Messenger. Aí você se pergunta: até quando uma coisa original passa dos limites? quando que uma coisas original fica clichê?
Choose a life ficou clichê
o Einstein de língua pra fora não.
Apresentações de Power Point ficaram clichês
álbum de figurinhas não
Lost ficou clichê demais. The OC nem se fala. as coisas novas inovadoras não duram mais. Einstein, álbum de figurinhas tudo isso é do começo do século e não tiveram que se adaptar ao século XXI. Não sou a favor de conservar velhas formas, mas também sou contra ficar inventando só por inventar. A premissa de LOST é bacana. mas os caras não sossegam. Não tem uma semana sem um mistério novo.. The O.C foi bacana na primeira temporada. Mas aí é problema atrás de problemas. Minhas apostas?
O seth e a summer vão ter um filho que vai ser amigo do filho do Ryan (porque let's face it ele tem um filho) e a Julie Cooper vai adotar a Theresa para substituir a a filha morta.
o pior é que isso é bem capaz de acontecer...

Quando você exagera na originalidade você se perde. por isso que Seinfeld foi fantástico. A originalidade dos caras eram as coisas mais banais do dia a dia. Atropelar uma pomba, esperar por comida no restaurante japonês, apostar na origem de grandes peitos (reais e espetaculares, dizem) etc...
Aí me lançam séries como Heroes, Day Break, Ugly Betty tentando repetir originalidade. Algumas dão certo e enganam. Outras não chegam nem perto do esperado. Outras, por pensarem ser originais, conseguem ter uma boa audiência porque repetem fórmulas antigas que fizeram sucesso. é o caso das franquias de CSI. faz diferença se o crime acontece em Nova Iorque, Miami, Las Vegas, Senegal? todo mundo quer ver o cara sendo preso. independento do investigador...E tem gente que se aproveitou disso e criou cópias de CSI, também fazendo sucesso: Without a Trace, Cold Case, Crossing Jordan, Close To Home, NCIS...

Os produtores procuram inovar tanto que eles acabam tendo a mesma idéia, na mesma hora, no mesmo canal...é o caso de 30 rock e studio 60 on the sunset strip. Os dois passam na NBC. Os dois tem número no nome. Os dois tem atores consagrados na televisão. Os dois tratam do mesmo assunto. Os dois não devem continuar para uma segunda temporada.

Vamos pegar Desperate Housewives, agora. Eis aí uma série que aprendeu com os erros. Depois de uma inovadora e bem sucedida primeira temporada, os escritores tentaram fazer a mesma coisa com a segunda. vamos colocar mistérios bizarros e situações ridículas de novo! Inovar de novo. aí está o problema. audiência cai, série fica irregular. Começa a terceira temporada totalmente diferente da segunda e como uma continuação da primeira. problemas misteriosos resolvidos, time to focus nas housewives. pronto. audiência sobe, série reacolhida e elogiada.

Zorra total é repetitivo. Sob Nova direção é repetitivo. Big Brother é repetitivo...Mas nada de novo aparece. e se aparecer? essa novidade é boa? a última comédia boa de canal aberto foi A Grande Família, que era um remake.
Significa alguma coisa? muito. Não são os enlatados que precisam de uma reforma. São a maioria dos programas semanais.
E como seria essa reforma?
Uma reforma com valores antigos de uma população mais informatizada. E é engraçado isso. A população no passado era mais informada do que a de agora. E naquele tempo só havia 4 canais de televisão e dois jornais por cidade. nada de internet, nada de celular, nada de blogs, podcasts.
Para ser original a gente tem que pegar muita coisa do passado.
Não existem mais comediantes como Chaplin, Buster Keaton, Abbot, Costello, Lucille Ball, Mary Tyler Moore. Seinfelds e Cosbys já se aposentaram. Restam o quê? Ray Romanos e Drew Carreys da vida que não me agradam nada...
Reciclem. tem muita gente boa por aí que não aparece mais... Tem muita gente ruim que aparece demais. e tem muita gente sem graça rindo disso tudo.
Não sou casimiro de abreu, não sou nostálgica. But then again, não vivi no tempo dos três patetas.

4 Comments:

  • é por isso que eu gosto de beavis and butt-head
    eles não caem no clichê e têm humor de primeira! hey Paula, eu quero ler o seu comentário sobre Crazy- loucos de amor
    e também queria saber da Professora de piano!
    bjos do
    chan

    By Anonymous Anonymous, at 2:59 PM  

  • Há muito tempo, alguém disse uma frase que também virou clichê "Nada se cria, tudo se copia." e bla bla bla
    E eu gostei de trainspotting, mas é bem isso mesmo. ficou tão cult, mas tão cult, que virou clichê.
    uma coisa de humor que é atual e eu gosto muito é south park. ;p~

    faça a resenha de Crazy! \o
    e faça jornalismo depois, que é muito a sua cara.
    hehueahe

    te adoro moça

    By Anonymous Anonymous, at 3:35 PM  

  • hum...
    assista Hause...
    eh o melhor seriado médico que eu ja vi.... Mas assista da primeira temporada

    By Blogger Pioux's, at 8:56 PM  

  • De fato Heroes só faz sucesso porque não tem nadinha de originalidade: é só a mesmíssima fórmula das histórias de heróis da Marvel e da DC (só que sem os uniformes e os codinomes, que saíram de moda), com alguns elementos da ciência moderna e uma pitada de mistério nos moldes dos seriados de investigação. É perfeito, não é?

    By Blogger Ozzer Seimsisk, at 6:02 PM  

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